Dinamicas em grupo
Nossa experiência como expositores e dirigentes de Escola de Aprendizes do Evangelho, mostrou ao longo desses anos, a necessidade de um material de consulta para aplicação de dinâmicas em aulas de vida plena, reciclagens e encontros que fosse de fácil acesso. Como a aquisição do mesmo, às vezes se torna difícil pelo custo, resolvemos através da pesquisa em diversas fontes (listadas no final), escrever esta apostila. Esperamos assim dar a nossa contribuição a todos aqueles que possam vir a utilizá-la para o crescimento do nosso movimento, levando nossos alunos a aprendizagem e reflexão dos ensinamentos do Cristo, tornando assim nosso planeta um pouco melhor.
Celso Paulo Leite
Milton Domingues Junior
O que é dinâmica de grupo?
A expressão Dinâmica de Grupo surgiu pela primeira vez num artigo publicado por Kurt Lewin, em 1944, onde tratava da relação entre teoria e prática em Psicologia Social.
Dynamis é uma palvra grega que significa força, energia, ação. Quando Kurt Lewin utilizou essa expressão e começou a pesquisar os grupos, seu objetivo era o de ensinar às pessoas comportamentos novos através de Dinâmica de Grupo, ou seja, através da discussão e de decisão em grupo, em substituição ao método tradicional de transmissão sistemática de conchecimentos.
Por que trabalhar com dinâmicas de grupo?
As dinâmicas possibilitam vivências, que ao serem refletidas e partilhadas gestam um parendizado pessoal e grupal libertador, possiblitando,dentre outras coisas:
Autoconhecimento com ser único e social;
• Exercício de escuta e acolhida do outro como ser diferente; • Experiência de abertura ao outro e participação grupal; • Percepção do todo e das partes, tanto da vida como da realidade que nos cerca; • Desenvolvimento da consciência crítica; • Confronto e avaliação da vida e da prática; • Tomada de decisão de modo consciente e crítico; •