Guerra dos cem anos, peste negra e revolta camponesa
01. Guerra dos Cem Anos
a) Território francês.
b) 1337-1453
c) França e Inglaterra.
d) Suas origens estavam no esforço da França em recuperar terras ocupadas pela Inglaterra.
e) Os conflitos deixaram um saldo de milhares de mortos em ambos os lados, e uma devastação sem precedentes nos territórios e na produção agrícola francesa. No plano político e social, a Guerra dos Cem Anos contribuiu para a Dinastia de Valois, apoiada pela burguesia, fortalecer o poder real francês, abrindo caminho para o chamado absolutismo. E também marcou o fim da Idade Média e anuncia a Época Moderna.
02. Revolta Camponesa (Jacqueries)
a) Norte da França
b) Entre 28 de Maio e 24 de Junho de 1358 (durante a Guerra dos Cem Anos)
c) O campo era assolado por bandos de mercenários, renegados e expropriados que pilhavam e devastavam aldeias e populações. A proteção dos camponeses contra os malfeitores era de responsabilidade do senhor nobre, que detinha as terras, mas nesta altura a nobreza estava igualmente despopulada, em razão da peste e das mortes em combate, e arruinada pelos impostos e resgates, sendo incapaz de prestar o auxílio necessário.
d) Os campos férteis do Norte de França perderam ainda mais trabalhadores, o que resultou em mais fome e pobreza.A classe camponesa não foi a única afetada: sem homens para trabalhar as suas terras, os próprios nobres acabariam por perder muito do seu rendimento.
03. Peste Negra
a) Europa, China e Oriente Médio e outras regiões do mundo.
b) 1347-1350
c) A Igreja católica acreditava que os judeus eram os responsáveis pelo aparecimento da peste. O bacilo da peste afeta os roedores selvagens e seus parasitas, em especial o rato negro e sua pulga, Xenopsylla cheopis. Um rato doente, portador do bacilo, pode infectar a pulga que se alimenta de seu sangue e, em determinadas condições, esta pode transmitir a doença aos seres humanos. Os historiadores modernos acreditam que foi essa a causa mais