Dinamicas de ensino de historia
Prezados acadêmicos, nesta área de concentração vamos discutir questões referentes ao ensino de história. Nas últimas décadas o ensino de História vem passando por uma profunda transformação. Os próprios professores de História estão conscientes que o ensino de História também tem uma história. E que esta história é digna de ser pesquisada, questionada e contextualizada.
Nos diversos contextos e períodos históricos o ensino de história atendeu a objetivos e interesses bem distintos. Por muito tempo o ensino de história no Brasil buscou formar indivíduos que cumprissem com seus deveres cívicos para com a pátria. As concepções atuais buscam construir indivíduos cidadãos, conscientes de seu papel na sociedade.
Desta forma, um campo de reflexões e pesquisas é a própria história do ensino de história. Pois o ensino de história nem sempre foi igual ao longo dos anos, os métodos variaram, os livros didáticos foram alterados, os currículos foram reformulados, a estrutura escolar também se transformou, os métodos disciplinares também mudaram. Por isso a importância de estudar as especificidades dessas transformações.
Por outro lado, os historiadores e professores de história a cada dia estão mais preocupados com a questão da “transposição didática”, ou seja, como os conhecimentos científicos e acadêmicos podem chegar adaptados ao ambiente escolar sem serem vulgarizados. Desta forma, procura-se evitar o distanciamento da história como disciplina cientifica e acadêmica da história como disciplina escolar. Neste sentido, têm surgido numerosas técnicas e recursos pedagógicos para tornar o ensino de história mais interessante e atrativo para os alunos. Certamente as novas tecnologias da informação têm revolucionado as metodologias do processo de ensino-aprendizagem, e o ensino de história não ficou imune a tais transformações. Este é mais um campo muito propício para realizar investigações e estudos sobre o