MILLA
Maria de Fátima do Vale da Silva
Resumo
O presente artigo visa analisar o ensino de história a partir do uso de técnicas em sala de aula, analisando especificamente o Ensino Médio e como a prática docente é importante para o bom uso das metodologias. Assim, será problematizada a questão de como o uso de novas técnicas auxilia o docente de história na sala de aula, trazendo uma nova abordagem para o ensino história. Objetivando-se analisar como essas técnicas facilitam e possibilitam uma melhor abordagem metodológica do ensino de história em sala de aula.
Palavras - chave: ensino; história; Ensino Médio.
Introdução
A disciplina História é muito rica, e necessita de um trabalho especial no que refere-se às dinâmicas do ensino, pois abordar assuntos que muitas vezes não são bem expostos para os alunos, onde eles só veem um professor que passa um conteúdo de forma direta e objetiva, sem fazer interlocuções, sem variar seus métodos e sem utilizar de outras fontes que não seja o livro didático, ele associa esta disciplina a uma coisa chata e que não é importante para a sua vida.
Mas a partir do momento que há uma dinamização das atividades, onde a relação com o educando e com o seu mundo é constante ele passa a ver com outros olhos a História, se coloca como sujeito histórico e vê que além de uma disciplina é um exercício de cidadania, pois além de aluno que ouve e compreendem os assuntos ele faz e sempre fará parte da História. Assim o aluno começa a ver que a História é mais do que disciplina de memorização, é compreendimento, é crítica do mundo a sua volta, é fazer parte e entender o que acontece e porque acontecem determinados momentos.
Para que isso aconteça é necessário que o professor sempre se atualize e faça do seu trabalho com a História um meio para aproximar o aluno do que acontece no mundo, tornando-os sujeitos críticos. Por isso a abordagem da História no Ensino Médio