Os problemas decorrentes da má qualidade das águas do córrego da comunidade Vila Verde
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
TATIANA ANDRADE COLOMBINI
RA: 9609518820
Psicologia da Educação
Fundamentos Filosóficos da Educação
Projeto: “Intervenção pedagógica a partir da Terapia Assistida por Animais na Educação”
Tutora Talita de Moraes Marcelino
São Paulo-SP
2014
Introdução:
Os animais sempre tiveram importância suprema para os homens, pois foram sempre retratados como poderosos, seres de proteção.
A Terapia Assistida por Animais (T.A.A.) é uma das áreas de atuação do psicólogo, também conhecida por pet terapia, zooterapia ou terapia facilitada por animais e, muitas espécies poderem ser utilizada.
A Zooterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza os animais em uma abordagem interdisciplinar: nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiências e ou com necessidades especiais ela é terapêutica por possuírem potencialidades pode atuar em áreas como destacam-se a canina e a equina.
Nesta modalidade de terapia, o animal é a parte principal do tratamento que tem como objetivo promover a melhora social, emocional, física e/ou cognitiva das pessoas assistidas, podendo ser utilizada em diferentes populações e em contextos distintos, desde instituições cárceres, de saúde e de ensino. No entanto, é fundamental o trabalho de uma equipe multidisciplinar no tratamento (psicólogo, fisioterapeuta, médico veterinário, entre outros)
A efetividade da T.A.A. na intervenção e terapia complementar tem sido demonstrada pela literatura científica, na atualidade, como pode ser observado na publicação de pesquisas a respeito e descrição de Programas que usam esta modalidade terapêutica. As publicações apontam para os efeitos psicológicos, fisiológicos e físicos, e assim descrevem seus benefícios tanto na área da saúde como no campo da socialização e do desenvolvimento humano.