Velocidades de Reação relatório
A ordem de uma reação é um importante dado no estudo da velocidade de reações. Este relatório propõe demonstrar o experimento do método das concentrações em excesso para determinar a ordem de reação utilizando para isso o método de isolamento. Como uma das concentrações está em excesso é possível considerar sua concentração constante.
Por exemplo, considerando uma reação de 2° ordem em que: V =K[A][B]
Se a concentração de B estiver em excesso é possível considerar a equação da seguinte forma
V=K' [A]º Dessa forma foi obtida um função de 1° ordem
Aplicando ln em ambos os lados percebe-se que a equação obtida ( lnV = lnK' + lnA) varia de forma linear, dessa forma colocando a função em um gráfico de ln V vs lnA é possível notar que é o coeficiente angular da reta, podendo ser obtido calculando a tangente .
Outro método utilizado é o de velocidade inicial, geralmente usado em conjunto com o método de isolamento , que consiste em medir a velocidade no início da reação para vários valores de concentração inicial dos reagentes.
Nesse relatório a seguinte reação será estudada
3HSO3 - IO3 --> I + 3SO4 + 3H Sendo a Lei de velocidade : V= k[HSO3]¹[IO3]º
Para obter a expressão da velocidade é necessário obter a ordem de reação em relão ao IO3 além da constante de velocidade a determinada temperatura. Para isso será utilizado o método de velocidade inicial.
A constante de velocidade pode ser obtida pela relação K=Ae^(-Ea/RT). Em que A é o fator de freqüência relacionado ao número de colisões, Ea é a energia de ativação , R é a constante universal dos gases e T é a temperatura em Kelvin.
Aplicando ln na função acima se obtêm : lnK - Ln A- (Ea/R)(1/T) que em um gráfico de lnK vs 1/T forma uma reta em que Ea/R é o coeficiente angular.
Essa prática tem como objetivo encontrar a lei de velocidade para a reação do bissulfito-iodato, a constante de velocidade e a energia de ativação usando os métodos descritos acima.
Materiais e Reagentes