Dinamica nas organizações
1.1 – A Organização Como Um Sistema Social pag. 03
1.2 - Cultura Organizacional pag. 07
1.3 - Motivação E Liderança pag. 15
1.4 – Comunicação pag. 39
1.5 - Processo Decisório pag. 45
1.6 - Descentralização: Delegação pag. 51
1.1 – A Organização Como Um Sistema Social Sistema é um conjunto de partes ou órgãos interdependentes que interagem entre si. Uma pessoa dentro de uma organização, país, são sistemas. A ORGANIZAÇÃO/EMPRESA é considerada como um sistema “SOCIO-TÉCNICO”.
SISTEMA-TÉCNICO: é constituído por um conjunto de instalações , maquinas,equipamentos e procedimentos. As pessoas fazem funcionar o sistema técnico gerando o Técnico –Administrativo que são as metas,objetivos , economia e finanças, cargos, tarefas...
SISTEMA-SÓCIO: São constituído de pessoas . Aqui a organização é uma rede de relações entre pessoas. Sitema Psicossocial ou Humano-comportamental inclui dimensões como : necessidades, motivações, emoções, sentimentos, culturas, clima, estilos.... É da transação do SISTEMA HUMANO X SISTEMA TÉCNICO que resultam e dependem os resultados sob produtos e serviços. As vendas, prestação de serviços, lucro retorno de investimentos, satisfação do publico, Tudo é função dos fatores comportamentais e da transação dos empregados com a empresa em que trabalham.
EMPRESA COMO INSTITUIÇÃO SOCIOPOLITICA É notado que uma quantidade crescente de atenção, por parte das organizações, tem se voltado para preocupações político-social: proteção ao consumidor, controle da poluição, segurança do trabalho. Devido a uma proliferação de novas pressões por parte da sociedade resulta em novas leis e regulamentações que acabam provocando essas mudanças. Que alteram de forma intensa o ambiente social e político em que a empresa atua. O que exigem um acompanhamento mais intenso. Em uma visão mais tradicional da empresa como instiuição econômica : sua responsabilidade é maximizar os lucros e na minimização dos custos.
Em uma visão moderna da