O COMPORTAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES: DINÂMICA NOS PEQUENOS GRUPOS
776 palavras
4 páginas
O COMPORTAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES: DINÂMICA NOS PEQUENOS GRUPOSOs pequenos grupos
As pessoas são dependentes umas das outras, elas tem a necessidade de estar inseridas em algum grupo. Esse aspecto grupal é necessário principalmente quando um trabalho precisa ser realizado. Um esforço coletivo é necessário para a criação de um grupo. O trabalho em grupo constitui a base da organização maior.
Em seu livro, Muchinsky (2004, p.279-280) cita “Equipes de solução de problemas, Equipes de criação e Equipes táticas” como três tipos básicos de trabalho em equipe.
O modo como membros de um grupo se sentem em relação uns aos outros, e se relacionam entre si forma a atmosfera grupal, que é essencial na realização do trabalho a ser realizado. O sucesso da relação entre esses membros depende basicamente de dois aspectos: a característica do estilo comportamental e a forma como cada um normalmente percebe outras pessoas, como um sistema de lentes de percepção social. Esse sistema de lentes será diferente entre as pessoas, e podem criar estereótipos, como “pessoas baixas não são inteligentes” resultado pela experiência anterior de conhecer uma pessoa com as mesmas qualidades.
Relações interpessoais em pequenos grupos
Todo indivíduo tem três necessidades interpessoais: Inclusão, controle e afeição.
Em relações interpessoais, inclusão pode ser definida como o desejo de receber atenção, interagir e ser único. Nessa fase, a forma como a pessoa se comporta determinará se ela tem um comportamento:
Hipossocial: caracteriza como introvertido e retraído.
Hipersocial: caracteriza uma orientação extrovertida e empática.
Social: caracteriza uma posição mais equilibrada entre esses extremos.
Na fase do controle, as formas comportamentais também possuem três estilos diferentes:
Abdicrata: baixa necessidade de controle, subordinação.
Autocrata: Alta necessidade de controle e subordinação.
Democrata:,Equilíbrio entre os dois anteriores, se sente à vontade ao dar ou receber ordens.
É nessa fase