Auguste Comte
Um ano depois de sair da escola, Comte, tornou-se secretario de Saint Simon (1760-1825), com quem aprendeu muitas coisas em pouco tempo e criou idéias mais solidas, das quais acabaram gerando conflito de idéias com Simon, causando a publicação de “Plano de trabalho científico necessários a reorganização da sociedade”, escrito por Comte, do qual Simon discordou, levando o rompimento em 1824.
Passou a dar aulas de matemática, dois anos mais tarde iniciou em sua própria casa um curso de Filosofia Positiva, alguns dos mentores da época participavam das aulas, o curso, entretanto não passou da terceira aula devido a motivos pessoais, e posteriormente o divorcio em 1842.
Dois anos depois publicou o discurso sobre o Espírito Positivo. Em 1844 conheceu Clotilde de Vaux, onde apenas aconteceu uma intima amizade, mas que transformou a vida de Comte, o que ficou mais evidente com a morte de Vaux, que transformou esse acontecimento para inspirar uma nova religião, publicados em quatro volumes, entre 1851 e 1854.
Chegando a formular a Lei dos Três estados.
Teológico: Um Deus onipresente, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são explicadas pura e simplesmente por Deus. Esse estado tem outras três divisões:
* Animismo: as coisas da natureza tem sua própria “animação”, acontecem porque desejam isto, não por fatores externos, têm vida própria.
* Politeísmo: os