Dinamica de grupo
Pág.
INTRODUÇÃO
DINÂMICA DO EMBOLADÃO
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
6
7
8
9
6
INTRODUÇÃO
A dinâmica de grupo é um procedimento utilizado pelas organizações, visando identificar o comportamento em um determinado grupo funcional e capacitá-lo para situações verificadas no exercício de suas atribuições. A premissa principal que fundamenta o tema é que nenhum homem vive sozinho. Na verdade, estamos a todo o momento nos relacionando direta ou indiretamente. Ter habilidade para lidar com situações pessoais é atributo essencial para o corpo funcional de qualquer organização empresarial.
A importância da dinâmica em grupo pode ser verificada, além de outras situações, no momento da contratação de novos funcionários onde as características pessoais devem ser levadas em conta pela empresa ou setor contratante, visto que as aptidões para o desenvolvimento de certas atividades variam de pessoa para pessoa e, em certos casos, não são passiveis, sequer, de capacitação e treinamento.
Diante do processo em estudo, a atividade desenvolvida torna transparente todos os valores, ideais religiosos e filosóficos, formação e trato com as pessoas, além do tipo de personalidade do candidato. É uma etapa fundamental para a escolha do funcionário certo para o exercício de determinadas atividades.
Além de ser uma etapa no processo de recrutamento de novos funcionários, a dinâmica pode ser utilizada para capacitar indivíduos já incorporados à empresa em relação a novas situações vivenciadas pela instituição. Neste caso, o processo propende ampliar habilidades pessoais e o trabalho em grupo, de forma a garantir a eficiência em determinado setor ou em toda organização empresarial.
7
DINÂMICA DO EMBOLADÃO
Faz-se um círculo de mãos dadas com todos os participantes da dinâmica. O
Coordenador deve pedir que cada um grave exatamente a pessoa em que vai dar a mão direita e a mão esquerda. Em seguida pede que todos larguem as mãos e
caminhem