Dimensões da renovação da igreja
Dimensões da Renovação da Igreja JOÃO 17 : 14 – 26
O sec. XX tem como marca uma série de movimentos de renovação, cada qual focando um aspecto da vida eclesiastica :
Movimento missionário = Conf. Mundial de Edimburgo 1910 e depois o “crescimento da Igreja” fundador Donald Mcgavram, Movimento de Lausane, 1974 e 1984
Movimento Teologia Biblica = Karl Barth e Emil Brunner, mas é entre 1945 e 1960 que o movimento cresce atraves de estudiosos biblicos como Gerhard von Rad ( AT ) e Oscar Cullmann ( NT ).
Movimento Ecumênico = o Concílio Mundial de Igreja em Amsterdam, 1948, ênfase na necessidade de unir as igrejas em seu testemunho para o mundo.
Movimento Litúrgico da pós – guerra = Concílio Vaticano II deu –lhe o maior impulso.
Movimento carismático, ou neopentecostal = visa integrar no contexto das denominações históricas as diferentes ênfases das igreja pentecostais, poder do espirito e os dons espirituais.
Movimento da justiça social = teologia da libertação, consciência social evangélica, na tentativa de equilibrar as preocupações eternais e extramundanas da igreja com as suas responsabilidades mundanas e temporais.
Em cada um destes movimentos revela-se seis preocupações legitimas da cristantade, MISSÃO TEOLOGIA, UNIDADE, CELEBRAÇÃO, PODER E JUSTIÇA, mas os rsultados são pífios pois geraram ou geram ações fragmantadas. Então podemos afirmar a necessidade de uma visão integrada de renovação em todas as dimensões da vida da igreja.
A palavra católica para definir estes movimentos é AGGIORNAMENTO, processo de atualizar a igreja para enfrentar os desafios do mundo moderno....
No meio protestante são duas palavras que definem estes movimentos , REFORMA, REAVIVAMENTO. Reforma enfatiza o poder da palavra, e Reavivamento o poder do Espirito, mas creio que a melhor palavra é RENOVAÇÃO pois combina o Poder da Palavra mediante a ação do Espirito....
Para entendermos melhor o que quero dizer vamos escalar a montanha