Dimensão das pessoas
As pessoas são constituídas das dimensões biológicas, psicológicas, sociais e espirituais.
Dimensão biológica: está relacionada ao corpo, seus cuidados, suas excentricidades e busca frenética para se adequar aos padrões de belezas criados pela mídia.
As pessoas têm supervalorizado esta dimensão, e isto fica evidente nos valores aos quais a sociedade têm gerado, ou seja, a pessoa vale não pelo que ela é como um todo, mas pelo que aparenta, pelo que tem, pelo que veste e com quem se relaciona.
Toda esta supervalorização da dimensão biológica tem cada vez mais aumentado o lucro de quem possui os meios de produção.
Dimensão psicológica: está relacionada à essência do individuo, a quem de fato ele é, seus desejos, seu corpo, suas emoções, seus conhecimentos, porém não está restrita apenas a isso, a dimensão psicológica também é o auto conhecimento e reconhecimento de suas qualificações, limites e erros.
As relações entre o próprio individuo e o modo como interage em sociedade também define a pessoa na dimensão psicológica.
Dimensão Social: está relacionada à convivência em grupos, família e como esta convivência molda os desejos, as atitudes e muitas vezes até a aparência do ser humano (quando ele passa a valorizar mais a dimensão biológica que as demais, por meio das massas sociais);
Dimensão espiritual: está relacionada ao todo, pois o espírito envolve o ser humano como um todo e o ajuda a compreender o que viemos fazer neste mundo, ou seja, qual o nosso papel nesta sociedade.
1.2 Analise de maneira sintética como a compreensão das dimensões da pessoa contribui para seu autoconhecimento.
A partir do momento que temos consciência de que somos seres que compreendemos quatro dimensões, conseguimos entender que precisamos conviver em sociedade, que esta sociedade criará desejos em nós e que moldará padrões, porém, não podemos permitir que estes padrões e desejos nos