dimensoes da burocracia
Vários estudiosos contemporâneos da burocracia, defendem a idéia de que não existem modelos absolutos de organização burocrática,ou seja, organizações que são totalmente burocráticas e organização que não são nada burocráticas.
Richard Hall desenvolveu uma pesquisa em todos os níveis hierárquicos e cargos de dez organizações diferentes e, baseado nessa pesquisa, defende o conceito de burocracia composto de várias dimensões, cada qual podendo variar em graus e formas diferentes.
Nesse sentido, pode existir uma grande variedade de combinações possíveis e de estruturas burocráticas, o que torna empobrecida a idéia de que existem apenas dois tipos de organização, aquelas que são burocráticas e aquelas que não são burocráticas.
Hall destacou a existência de seis dimensões básicas de uma determinada estrutura organizacional burocrática:
Formalização: indica o grau em que as normas, regras, procedimentos e comunicações são registradas por escrito em manuais e documentos. Quanto maior e mais detalhado o número de registros, maior o grau de formalização.
Padronização: indica o grau em que as rotinas de trabalho, cargos e funções são padronizados. Quanto mais padronizado o trabalho, maior o grau de padronização.
Especialização: indica o grau em que o trabalho é dividido dentro da organização. Quanto mais dividido for o trabalho, maior será o grau de especialização.
Hierarquização: indica o grau em que é definido a sistema de hierarquia de autoridade. Quanto maior o número e mais detalhado forem os níveis hierárquicos, maior o grau de hierarquização.
Centralização: indica o grau de concentração de autoridade no processo de tomada de decisão. Quanto mais próximo do topo da pirâmide hierárquica estiver localizada a autoridade para a tomada de decisão, maior será o grau de centralização.
Impessoalidade: indica o grau em que as relações pessoais ocorrem apenas em função do cargo ou da hierarquia. Quanto mais a relação ocorrer em