dilemas eticos
No cenário de pressão da sociedade, no que toca a questões de responsabilidade social das organizações, surge uma relação de conflito entre os objectivos económicos (o maior lucro possível) e os objectivos sociais da organização (responder às questões de responsabilidade social que a sociedade lhe impõe e responder às necessidades dos seus trabalhadores).
Os profissionais de Recursos Humanos surgem nesse contexto como os responsáveis por arbitrar esse conflito, assumindo um papel de mediador dos diferentes interesses dentro da organização. No entanto, essa posição coloca muitas vezes aquele profissional perante situações onde os seus valores entram em conflito com as exigências com que se defronta no dia-a-dia. A complexidade das práticas de Gestão de Recursos Humanos e o paradigma de relações de poder dentro da organização vai colocar aqueles profissionais perante situações eticamente questionáveis. Assim, o objectivo central deste trabalho é a identificação dos dilemas éticos que os profissionais de Recursos Humanos enfrentam no decorrer das suas actividades e analisar a forma como esses dilemas são entendidos e resolvidos.
No intuito de atingir este objectivo, o estudo debruça-se sobre o conceito de ética procurando identificar as implicações que advêm da função Recursos Humanos e que situações poderão ser consideradas dilemas de natureza ética para aqueles profissionais.
O estudo tem por base uma revisão teórica desta