Dilemas Éticos
Para começar a abordagem do assunto precisamos saber primeiramente o que vem a ser um dilema.
Do dicionário Aurélio, dilema seria:
“s.m. Lógica Argumento composto de duas proposições contraditórias. / Fig. Situação embaraçosa que apresenta somente duas soluções, ambas difíceis ou inconvenientes, o que gera perplexidade para uma opção.”
Esses dilemas estão presentes em todas as profissões, porém o resumo focará em como esses dilemas éticos afetam os profissionais contábeis.
Pelos contabilistas serem possuidores de informações importantes e privilegiadas no meio dos negócios, é preciso analisar a disposição desses profissionais e futuros profissionais em agir antiteticamente perante diferentes dilemas éticos.
Os efeitos de um comportamento ético em contabilidade são de longo alcance na economia e esses profissionais encontram com diversas situações na sua rotina que os fazem entrar nesse conflito do que seria ou não “eticamente correto”. A contabilidade possui um termo de contabilidade agressiva, onde são usados métodos contábeis questionáveis capazes de mudar ou reformular os resultados. Há diversas maneiras de esses mecanismos serem realizados e na maioria dos casos os contabilistas participam desse esquema, é por conta dessas alterações em demonstrações contábeis ou fazendo transações suspeitas que muitas empresas conceituadas mundialmente abrisse falência. Essas incidências de contabilidade agressiva é o resultado de um comportamento fora antiético.
Os dilemas éticos são infelizmente, muito comuns nos dias de hoje, para diminuir esses índices algumas empresas vêm adotando cursos de ética profissional aos seus funcionários e criam um canal de conexão direta de denuncia, para que os funcionários sejam estimulados a trabalharem com os princípios de honestidade.
Porém mesmo realizando esses cursos há um impasse, pois os resultados são bem difíceis de serem analisados, além de ser difícil de medir o nível de sucesso desses cursos dentre os