Dilema ético
Comportamento Organizacional.
Tarefa: Você deverá responder ao "Dilema Ético", na página 85 do livro-texto (Robbins), até o próximo dia 03/09, às 19:00h.
1- Não acho justo, porém diminuir a dissonância cognitica dos funcionários de empresas que possuem certa imagem negativa é uma maneira de ajudar seus funcionários a trabalharem mais satisfeitos e produzirem mais. O justo pra mim seria o funcionário sabendo da imagem da empresa, do produto que ela vende e de acordo com valores e princípios que ele acredita e que vão contra ao que é vendido pela companhia não concordar em trabalhar lá, pois mesmo que o salário seja satisfatório, os benefícios e bônus idem, o funcionário não estará 100% satisfeito por trabalhar em uma empresa que vende algo que ele não apoia.
2- Sim. O funcionário que possui valores que vão contra a alguma companhia de sucesso que possibilitaria a ele se trabalhasse lá uma carreira promissora e que ele possui qualidades e profissionalismo que a organização precisa mas não aceita trabalhar na organização, consequentemente deixa de ganhar experiência e conhecimento na sua profissão. Se ele visse o emprego como uma oportunidade em aprendizagem talvez assim esse impasse fosse menos difícil e proporcionaria a ele mais conhecimento e ascensão profissional.
3- Possuo valores que vão contra o consumo de cigarro e a devastação ambiental. Penso que cada um tem o direito de consumir e beber o que quiser, eu respeito o espaço de cada um, porém não gosto que fumem perto de mim, não gosto do efeito que o cigarro causa nas pessoas e no meio ambiente e não por isso deixo de ter amigos fumantes. Eu respeito a decisão deles de fumar. Eu encararia trabalhar em uma organização que fosse contra os meus valores como uma oportunidade para conhecer a empresa melhor, ganhar experiência e conhecimento e tentaria desenvolver políticas e projetos que visassem diminuir o impacto do produto nas pessoas ou no meio