Dilema Moral
Uma garota está internada entre a vida e morte devido ao um acidente de moto, ela se machucou muito e sofreu traumatismo craniano, as chances dela são poucas.
Algum tempo depois o médico informa á família que a garota não sobreviveu, mas como ela era jovem, seus órgãos podem ser doados para que outras crianças possam sobreviver. Mas eles tinham que resolverem o mais rápido possível, para que eles ainda possam servir para salvar outras pessoas.
A família da menina não concorda em doar os seus órgãos e isso causa uma grande discussão.
Estágio de Julgamento
1° Estagio
Orientação para a punição e a obediência. “O que vai acontecer comigo?” As crianças obedecem às regras para evitar punição. Ignoram os motivos de uma ação e se concentram em sua forma física (como a magnitude de uma mentira) ou em suas consequências (por exemplo, a quantidade de dano físico).
A favor: A família devia aceitar a doação dos órgãos, pois se a garota já foi considerada em óbito, e isso não vai mais fazer diferença para ela.
2° Estágio
Finalidades de trocas instrumentais, “Você coça as minhas costas, eu coço as suas”. A criança se conforma ás regras por interesse pessoal e considera o que os outros podem fazer por ela, Ela vê uma ação em termos das necessidades humanas que a ação satisfaz e diferencia esse valor de forma física e de suas consequências.
A favor: Os órgãos da garota precisam ser doados, não que isso vai fazer com que ela sofra, pelo contrário vai salvar vidas de outras pessoas.
3° Estágio
Mantendo relações mútuas, a aprovação dos outros e a regra de ouro. “Eu sou um bom menino? (ou boa menina?)”. As crianças querem agradar e ajudar os outros, sabem julgar intenções e desenvolvem suas próprias ideias do que é uma pessoa boa. Avaliam uma ação de acordo com o motivo que há por trás dela ou segundo a pessoa que a pratica também levam em consideração as circunstâncias.
A favor: O médico só fez essa sugestão, por questão se sobrevivência de outras