dilatação e contração pupilar
Reflexo Pupilar: Dilatação e Contração da Pupila
Ibirité
2014
Introdução
Aula prática direcionada para os alunos do 8º ano, sobre o reflexo pupilar: contração e dilatação da pupila, com a utilização de uma lanterna.O reflexo pupilar à luz ou reflexo fotomotor é um reflexo que controla o diâmetro das pupilas em resposta à intensidade (luminosidade) da luz que incide sobre a retina dos olhos, auxiliando, desse modo, na adaptação a vários níveis de iluminação.
O sistema nervoso parassimpático forma juntamente com o sistema nervoso simpático e o sistema nervoso autônomo. Praticamente todos os órgãos internos se apresentam inervados por fibras nervosas constituintes do sistema nervoso parassimpático, sendo extremamente diversificados os efeitos desencadeados pela sua entrada em ação. Como exemplo da sua atividade, podemos mencionar o aumento da produção de lagrimas nas glândulas lacrimais, contração da pupila, produção de saliva, dentre outros.
O movimento de contração pupilar protege a retina e os fotorreceptores contra a exposição excessiva aos raios luminosos, além de tornar mais nítida à imagem óptica de um objeto que se projeta sobre a retina, principalmente em ambientes bem iluminados. A contração da pupila acontece quando se vê um objeto próximo (reflexo de acomodação) ou há uma estimulação luminosa (reflexo fotomotor). Num olho normal, diante da projeção da luz, ocorre uma contração breve, relaxando-se ligeiramente até que o diâmetro pupilar fique constante.
Ao posicionar a luz da lanterna incidindo sobre os olhos percebe-se uma reação pupilar denominada de arco reflexo. O arco reflexo é uma reação involuntária instantânea, consciente ou não, que visa proteger ou ajustar o organismo. Tal reação origina-se de estímulos externos (neste caso, a luz da lanterna) antes mesmo do cérebro tomar conhecimento do estímulo periférico, consequentemente, antes deste comandar uma