AVALIA O DO PCTE INTERNADO NO PS
COLORAÇÃO E UMIDADE DA PELE
A temperatura normal do corpo é de 36.2 a 37.1 ºC. A pele é responsável, em grande parte, pela regulação desta temperatura, irradiando o calor através dos vasos sangüíneos subcutâneos e evaporando água sob forma de suor.
Uma pele fria e úmida é indicativa de uma resposta do sistema nervoso simpático a um traumatismo ou perda sangüínea (estado de choque). A exposição ao frio geralmente produz uma pele fria e seca.
Uma pele quente e seca pode ser causada por febre, em uma doença, ou ser o resultado de uma exposição excessiva ao calor, como na insolação.
A pele humana é a grande responsável pela regulação da temperatura. Poderá apresentar-se: normal, quente, fria, seca ou úmida.
TEMPERATURA E UMIDADE DA
PELE.
TEMPERATURA E UMIDADE
DA PELE
MOTIVADOR DE
ALTERAÇÕES
Pele fria, pálida e úmida
Perda sanguínea
Pele fria e seca
Exposição ao frio
Pele quente e seca
Insolação
Pele quente e úmida
Hipertermia (febre), intermação COLORAÇÃO DA PELE.
A cor da pele depende primariamente da presença de sangue circulante nos vasos sangüíneos subcutâneos.
Uma pele pálida, branca, indica circulação insuficiente e é vista nas vítimas em choque ou com infarto do miocárdio. Uma cor azulada (cianose) é observada na insuficiência cardíaca, na obstrução de vias aéreas, e também em alguns casos de envenenamento. Poderá haver uma cor vermelha em certos estágios do envenenamento por monóxido de carbono (CO) e na insolação. Alterações na coloração da pele podem indicar patologias (doenças) ou alterações vasculares periféricas decorrentes de traumatismos. Em pessoas de raça negra, a cianose da pele deve ser verificada na mucosa nasal e na parte interna dos lábios.
COR DA PELE
Pálida
Cianose
(arroxeada)
Icterícia
(amarelada)
Hiperemia
(avermelhada)
MOTIVADOR DE ALTERAÇÕES
Choque hemodinâmico, ataque cardíaco, hemorragia.
Deficiência
respiratória, arritmia cardíaca, hipóxia, doenças pulmonares, envenenamentos. Doença