Dilatação de um corpo sólido
Laboratório de Física II
Curso: Química Bacharelado – Código: FI32QB – Turma: 2QB
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Pato Branco
01 Anake Luft – Turma A – pedroalvares@utfpr.br
___________________________________________________
Assinatura
02 Aluno – Turma A – e-mail: aluno@utfpr.br
__________________________________________________
Assinatura
03 Aluno– Turma A – e-mail: aluno@utfpr.br
_________________________________________________
Assinatura
04 Aluno– Turma A – e-mail: aluno@utfpr.br
_________________________________________________
Assinatura
Resumo
Este relatório tem como objetivo modelar um dos fenômenos básicos da termodinâmica que é a dilatação de corpos sólidos. Para tal fim se fez necessário obter algumas medidas experimentais como temperatura e comprimento.
Palavras chave: dilatação, fenômeno, termodinâmica, temperatura e comprimento.
Sumário Sumário 2 Introdução 3 Procedimento Experimental 3 Resultados e Discussão 3 Conclusão 5 Referências Bibliográficas 5 Anexos 5
Introdução Na maioria dos corpos presente na natureza em diferentes estados físicos como sólido, líquido, e gasosos quando submetidos a temperaturas mais baixas ou mais altas sofrem dilatação ou contração térmica. Essa contração ou dilatação ocorre pelo fato do aumento ou diminuição do grau de agitação das moléculas.
Neste relatório tem como interesse estudar um dos fenômenos da dilatação térmica que um determinado corpo sofre quando submetido a diferentes temperaturas.
Nesse estudo utilizou-se três materiais distintos, cujo o objetivo é determinar a composição metálica de cada material através da comparação do coeficiente de dilatação experimental e o coeficiente de dilatação encontrado na literatura.
Para tal finalidade se fez necessário obter algumas medidas experimentalmente como comprimento das barras metálicas em diversas temperaturas.
Procedimento Experimental
Resultados e