trabalhos
Chama-se dilatação todo acréscimo às dimensões de um corpo por influência do calor que lhe é transmitido. O fenômeno é explicado pela variação das distâncias relativas entre as moléculas, associada ao aumento de temperatura. Normalmente, são estudadas em separado a dilatação dos sólidos, a dos líquidos e a dos gases, distinguindo-se, no caso dos sólidos, a dilatação linear, a superficial e a volumétrica.
Dilatação volumétrica
Dilatação Volumétrica Neste tipo de dilatação considera-se o volume, ou seja a dilatação em três dimensões de um sólido (largura, comprimento e altura), ocasionada por causa do seu aquecimento. Pode ser calculada pela fórmula:
onde, dV: variação de volume; V0 = volume inicial; y= coeficiente de dilatação volumétrica, que pode ser obtido: y= 3a; dT= variação de temperatura.
Dilatação volumétrica dos sólidos
É sabido que quase todas as substâncias sólidas, líquidas ou gasosas, quando aquecidas, ou seja, quando há aumento de temperatura, se dilatam. A dilatação volumétrica dos sólidos, por sua vez, é aquela em que predomina a variação em três dimensões, ou seja, a variação do volume do corpo.
Ao ser aquecido, o corpo teve seu volume aumentado
Sabemos que vários materiais se dilatam quando são aquecidos e se contraem quando são resfriados. A parte da Física que estuda esse comportamento dos corpos chama-se Termologia. No estudo da Termologia, vimos que quando aquecemos certo material há aumento da agitação térmica de suas moléculas. Esse aumento ocasiona também um aumento na distância entre elas, dessa forma, ao se distanciarem, dá-se a dilatação do corpo.
Vimos também que a dilatação pode ocorrer de três maneiras: dilatação linear,