“COMPREENDENDO A HISTÓRIA SOCIAL DO JAZZ”
ISABELA DE FREITAS MORAIS
TAILON APARECIDO GOMES GARCIA –
“COMPREENDENDO A HISTÓRIA SOCIAL DO JAZZ”
Trabalho elaborado como exigência da disciplina de Antropologia no Brasil no curso de graduação em Ciências Sociais. Professora Dra. Claudelir Correa Clemente.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Uberlândia, fevereiro de 2013
COMPREENDENDO A HISTÓRIA SOCIAL DO JAZZ
1) Problema de pesquisa
O presente trabalho parte a analise da cultura negra a partir dos estudos de Paul Gilroy e Stuart Hall. Analise da cultura negra no trabalho a ser desenvolvido abaixo se baliza na manifestação do Jazz nos Estados Unidos, tendo como base a obra História Social do Jazz, do historiador Eric Hobsbown, publicado pela primeira vez em 1989. Em sua obra Hobsbwon tráz o jazz como um movimento popular negro, que nasceu como refugio dos trabalhadores no inicio do século XX e teve sua semente germinada nas regiões de Nova Orleans.
2) Caraterização da manifestação
Buscamos em nosso trabalho estudar a importância do ritmo musical do Jazz para a cultura negra americana e mundial. Tomamos como base as analises realizadas pelo historiador Eric Hobsbown em seu livro História Social do Jazz. O autor alia grande conhecimento histórico do ritmo com sua incompatível escrita literária, fazendo uma grande viagem em torno da temática, e por fim faz considerações ideológicas na obra, trazendo o jazz como um protesto social e como uma ação contra a opressão da classe dominante.
O livro está dividido em quatro partes, que tratam da história, da música, dos negócios e da gente. E inicia a obra falando que devemos livrarmo-nos dos clichês em torno do jazz, clichês esses que trazem o ritmo como sendo algo exclusivamente de origem negra, sem considerar suas demais influencias, como a cultura europeia.
Hobsobwn analisa o jazz como uma importante mescla das músicas europeia e africana, com