Resenha
Howard Becker nasceu em 1928, filho de imigrantes Judeus, e de origem simples. Teve sua ascensão social através dos trabalhos intelectuais e da vida acadêmica.
Becker, embora todas as dificuldades teve em seu caminho reconhecimento profissional diferenciado em sua área, nos Estados Unidos e em vários outros países.
O processo
Estudou e colaborou no departamento de sociologia da universidade de Chicago, uma das maiores referência no assunto e fundante da ciência da sociologia nos Estados Unidos, foi lá que se formou um dos primeiros sociólogos W.I. Thomas, que ficou famoso pela frase ”Se o homem define situações como reais, elas são reais em suas consequências. Isso introduziu a ideia da definição da situação”, que é uma espécie de ideia fundamental da sociologia.
Becker não tinha a intenção na formação em sociologia, pois seu sonho era ser pianista de jazz, deixando a universidade como sendo um hobby pessoal. Ao alcançar seu objetivo de ser pianista de jazz, retomou a universidade de sociologia como profissão, se dedicando a pesquisas sobre a ocupação e as relações sociais.
O modo de pensar
Becker tinha gostos e opções bastantes variadas, não seguindo modelos acadêmicos ou existenciais, entre outros, tornando sua obra rica em experiências e curiosidades intelectuais motivados pelo trabalho de campo e pesquisas em geral, suas maiores inspirações.
O interacionismo e a faculdade de Chicago, o ponto de partida.
Na faculdade de chigado onde estudou, teve professores de grandes expressões como: Everett Hughes que foi o mais importante para ele, o qual mais tarde foi assistente, teve uma grande ligação devido Hughes pesquisar as relações sociais, o que lhe interessava muito, pois para ele não tinha limites acadêmicos entre sociologia e antropologia.
A escola de Chicago se assemelha com o interacionismo, o mesmo tem como foco o trabalho nas áreas das comunidades, não utilizando métodos de quantidade, mas sim sob a