Tecnologia e educação
1. INTRODUÇÃO
Torna-se cada vez mais evidente que, para compreender os recursos que são usados para comunicar e informar é preciso entender os códigos utilizados na produção das mensagens e suas respectivas linguagens. A escola como ambiente formador está inserindo-se neste contexto como multiplicador de conhecimentos e informações. LÉVY(1994) afirma que os meios de comunicação, na sociedade atual, potencializados pelo avanço das tecnologias do som e da imagem, produzem mensagens e interpretações, representações sociais, conhecimento, etc, coletivamente, mediante a circulação da informação que chega até nos por esses meios ( apud Sampaio e Leite,200:37). Ainda segundo LÉVY (1994), o processo de comunicação, hoje, tornou-se multilateral em função da grande circulação de conhecimento e informação, superando o modelo estático da sociedade da imprensa, baseado na palavra escrita e caracterizado pela bilateralidade (emissor/receptor), onde o autor e o limite do texto são totalmente nítidos e definidos.
2. TEMA:
EDUCAÇÃO E INOVAÇÕES TECNOLOGICAS
3. PROBLEMA:
Conhecedores do processo de linguagem e comunicação, enfatiza-se o impacto das novas linguagens propiciadas pelo desenvolvimento das tecnologias nas áreas da informática e comunicação. Sabendo disso, Quais são as possíveis estratégias para conseguir-se utilizar estes recursos nas instituições educacionais?
4. OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL Possibilitar os alunos condições de construírem conhecimento sobre as tecnologias ligadas à pratica educativa.
4.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS
• Integrar as tecnologias a pratica pedagógicas, de modo criativo, inteligente para desenvolver a autonomia e a competência dos estudantes, enquanto usuários;
• Possibilitar condições para que se tornem usuários críticos e criativos das inovações tecnológicas;
• Expressar-se por meio de novas linguagens, produzindo mensagens audiovisuais utilizando as