Teoria Musical
CURSO DE TEORIA MUSICAL
FERNANDA GONÇALVES SIMPLICÍO DOS ANJOS
UM BREVE ESTUDO DA TEORIA DA MÚSICA
SÃO MATEUS
2014
Introdução
A música tem 4 elementos essenciais: MELODIA: combinação sucessiva dos sons,
HARMONIA: combinação simultânea dos sons e RITMO: cadência obedecendo a combinação dos sons com periódica repetição e CONTRAPONTO: É o conjunto de melodias dispostas em ordem simultânea. É a concepção ao mesmo tempo horizontal e vertical da Música.
Música é som em combinações puras, melódicas ou harmônicas produzido por voz ou instrumento. Sublime expressão do amor universal. Para Beethoven o pressentimento de coisas celestiais. Para Shakespeare a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Para Tchaikovsky algo muito difícil de mostrar ao mundo o que sentimos em nós mesmos. Para Rachmaninov uma coisa que se tem pra vida toda, mas não toda uma vida pra conhecê-la.
Teoria Musical
Teoria musical ou teoria da música é o nome dado a qualquer sistema ou conjunto de sistemas destinado a analisar, classificar, compor, compreender e se comunicar a respeito da música. Por extenso, teoria musical pode ser considerada qualquer enunciado, crença, ou concepção de música (Boretz, 1995).
A teoria musical tem um funcionamento ambíguo, tanto descritivo como perceptivo. Tenta-se com isso definir a prática e, posteriormente, a influência.
Normalmente segue-se o padrão de intencionar reduzir a prática de compor e atuar em regras e/ou idéias. Assim como em qualquer área do conhecimento, a teoria musical possui várias escolas, que podem possuir conceitos divergentes. A própria divisão da teoria em áreas de estudo não é consenso, mas de forma geral, qualquer escola possui ao menos:
- Análise musical, que estuda os elementos do som e estruturas musicais e também as formas musicais, compreendendo: harmonia, melodia, contraponto, ritmo, forma, andamento, técnica composicional, solfejo, percepção e