Calor e Dilatação
Dilatação
Em física, dilatação térmica é o nome que se dá ao aumento do volume de um corpo ocasionado pela aumento de sua temperatura, o que causa o aumento no grau deagitação de suas moléculas e consequente aumento na distância média entre as mesmas. A dilatação ocorre de forma mais significativa nos gases, de forma intermediária nos líquidos e de forma menosexplícita nos sólidos, podendo-se afirmar que: Dilatação nos gases > Dilatação nos líquidos > Dilatação nos sólidos.
Calor
Quando dois corpos, em temperaturas diferentes, são postos em contato,observa-se que a temperatura do corpo mais quente diminui, enquanto que a temperatura do corpo mais frio aumenta. Essas variações de temperatura cessam quando as temperaturas de ambos se igualam(equilíbrio térmico).
Portanto, durante esse processo, o nível energético (grau de agitação molecular) do corpo mais quente diminui, enquanto que o do corpo mais frio aumenta. Como a energia térmica de umcorpo depende, além da sua massa e da substância que a constitui, da sua temperatura, conclui-se que as variações de temperatura estão associadas às variações de energia térmica.
Calor e dilatação dos corpos
1 - O CALOR
Forma de energia que passa de um corpo mais aquecido para outro corpo menos aquecido até que se estabeleça um equilíbrio térmico.
Fontes naturais de calor: o Sol e o interior da Terra.
Obtenção artificial de calor: por eletricidade, por atrito e por reações químicas.
Propagação do calor:
Por condução: de partícula a partícula;
Por convecção: por massas líquidas ou gasosas que se deslocam;
Por irradiação: por meio de ondas eletromagnéticas.
Unidade de medida do calor: caloria (quantidade de calor necessária para elevar de 14,5 ºC a 15,5 ºC, à pressão normal, a temperatura de 1 grama de água). Abrevia-se por cal; 1 Kcal (quilocaloria) = 1000 cal.
Calor específico: (cal / g . ºC): quantidade de calor