Teste
O filme Amstad é baseado por fatos reais ocorridos em 1839, retrata a luta de 53 negros , escravos, que estavam em um navio negreiro que seguia para Cuba.
Quando eles conseguem soltar-se de suas correntes e aparentemente estavam voltando para sua terra Natal, África, são enganados pelos 2 tripulantes do navio e capturados pela guarda costeira americana.
Inicia-se neste momento uma grande polemica judicial para absolvição ou condenação dos negros. De um lado estão os abolicionistas e do outro os conservadores, este é um período onde o Sul dos Estados Unidos era totalmente Escravagista e o Norte com pensamentos abolucionistas.
Apesar de inicialmente este filme tratar se de um acaso de assassinato, pois os negros são acusados de terem matado praticamente toda a tripulação branca a bordo, o episódio do Amistad foi considerado como o marco das primeiras medidas para abolição da escravidão no Sul dos Estados Unidos.
Fica evidente no filme que apesar de possuírem escravos em seu país, os Estados Unidos era contra o tráfico, criando um enorme impasse pois a Espanha requeria seus Direitos pelo bem “Escravos”, os tripulantes do navio queriam seus escravos de volta, porem no decorrer da história é comprovado que os negros não pertenciam a eles, pois foram comprados através de trafico ilegal na Africa.
Contudo o que era para simplesmente ser uma decisão de definição de Propriedade passa a ter uma questão política entre Sul e Norte dos EUA tendo que a decisão final ser tomada pela Suprema Corte Americana. A defesa utilizou-se de argumentos baseados nas Noções de Justiça, direito natural e liberdade, organizando todo o pensamento para os valores fundamentais que regem os EUA e que para este caso não poderia haver outro olhar senão o de guardiã destes valores consititucionais.
Amistad não mostra somente a realidade da época, mas também uma nova forma de atuação dos advogados que através de suas