Digestão
Digestão é a transformação dos alimentos em substâncias assimiláveis, realizada no interior do aparelho digestivo, por meio de dois tipos de processos: mecânico e químico.
Digestão Mecânica
A digestão mecânica é realizada com a mastigação, a deglutição e com os movimentos que acontecem no tubo digestivo,chamado de movimentos peristálticos.
Mastigação e Deglutição
Na digestão, em seu processo mecânico, os alimentos são mastigados e reduzidos a pedaços bem pequenos, com o auxilio dos dentes e da língua. O contato dos alimentos com a saliva facilita sua passagem pelo tubo digestivo.
Após a mastigação e a salivação forma-se o bolo alimentar que é deglutido. Durante a deglutição o palato mole é retraído para cima e a língua empurra o alimento para trás, jogando-o dentro da faringe, que se contrai e projeta o bolo alimentar para o esôfago.
Esôfago
O esôfago, que é um conduto musculoso que realiza contrações involuntárias, denominadas de movimentos peristálticos, que conduzem o bolo alimentar até o estômago, onde é iniciado o processo químico da digestão.
Digestão Química
Na digestão química, os alimentos são decompostos em partículas menores graças a ação das enzimas presentes no suco digestivo, sofrendo alterações em sua composição química.
No estômago os movimentos peristálticos misturam o bolo alimentar ao suco gástrico, produzido pelas glândulas da mucosa. Esse suco contém o ácido clorídrico, que mantém a acidez estomacal, dando condição favorável ao trabalho das enzimas na digestão.
A pepsina, a principal enzima do estômago, atua na transformação das proteínas, intensificando a digestão química. O suco alimentar, resultado da digestão química é chamado de quimo. A passagem do quimo para o intestino é controlada através da válvula denominada piloro.
Intestino Delgado
No intestino delgado ocorre a maior parte da digestão e assimilação dos nutrientes. Distinguem-se nele duas regiões: O duodeno e o jejuno-íleo.