Difração da luz
Este trabalho tem como finalidade o aprimoramento dos conhecimentos teóricos obtidos em sala de aula sobre o uso do Efeito de Difração da luz para obtenção de medidas, tais como, espessuras e distâncias.
LISTA DE FIGURAS
Figura Página
Fig. 1 (Padrões de difração) 7
Fig. 2 (Esquema de uso da difração) 8
SUMÁRIO
Capítulo e seções Página
1. Introdução 6
2. Revisão da Literatura 7 2.1 Lista de Figuras 4
3. Materiais 8
3.1 Materiais Utilizados 8
4. Práticas e Procedimentos 9 4.1 Prática 9 4.1.1. Descrição medida 1 4.1.1.2 Descrição medida 2
5. Resultados e Discussão 10
6. Conclusões 10
Referências Bibliográficas 11
1. Introdução
Um dos procedimentos possíveis no estudo da física é o de aferir ou medir espessuras e distâncias com o uso da difração da luz produzida por ondas eletromagnéticas.
A difração é um fenômeno físico que ocorre com qualquer tipo de onda, como, por exemplo, com as ondas sonoras e com os raios de luz, e que pode ser entendido como sendo o desvio da trajetória retilínea da luz após ela passar pela aresta de um objeto. Esse fenômeno acontece quando parte da frente de onda encontra um obstáculo ou barreira. Podemos definir esse fenômeno da seguinte forma: A difração é a propriedade que as ondas têm de contornar obstáculos ou passar por um orifício quando são parcialmente interrompidas por ele.
O fenômeno físico da difração faz parte do nosso cotidiano quando tratamos das ondas sonoras, com as quais convivemos com a difração diariamente em nosso ambiente, porém, a percepção das ondas eletromagnéticas, inclusive nas frequências de luz visível, que trataremos nesse experimento, ainda é algo bem incomum a grande maioria de nós.
Com base nestas breves informações daremos início ao nosso trabalho,