Eletroeletronica Slide
O objetivo principal do curso é o desenvolvimento de habilidades e competências para a realização de tarefas relativas ao planejamento, avaliação e execução de projetos de instalações. Este profissional será apto para a execução de serviços de manutenção, instalação de equipamentos elétricos, atendendo também outras necessidades exigidas por empresas de processo industrial, concessionárias de energia elétrica ou prestadoras de serviços, nas áreas de geração, transmissão, distribuição e uso final de energia elétrica.
Eletrotécnica é um ramo da Engenharia Elétrica que estuda o uso de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos, com o objetivo principal de gerar, transmitir, distribuir e armazenar energia elétrica. As usinas hidrelétricas, termelétricas, eólicas, solares e, ainda, as linhas de transmissão, transformadores e instalações elétricas, de uma maneira geral, são de interesse dessa área.
Para ingressar nessa profissão, é necessário ter capacidade técnica, observação, precisão, responsabilidade e saber trabalhar em equipe. O profissional deve possuir conhecimento de redes elétricas, máquinas elétricas, comandos elétricos e eletroeletrônicos.
O Curso Técnico em Eletrotécnica capacita o aluno para planejar e executar a manutenção de equipamentos e instalações eletroeletrônicas industriais, observando normas técnicas e de segurança. A formação propõe o uso eficiente da energia elétrica, como base no desenvolvimento de projetos e edificações que funcionem em baixa tensão.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, estima-se que na próxima década, o setor elétrico receberá investimentos da ordem de bilhões de reais nos segmentos de geração e transmissão de energia. Responsável por garantir a iluminação pública (incluindo geradores, transformadores e redes de eletricidade), este profissional também trabalha na operação e manutenção de usinas de energia elétrica.
Em todos os segmentos industriais, setores de serviços e escritórios