As regiões da ONU
As formas mais usuais de divisão e agrupamento dos países do mundo têm por objetivo retratar a difusão da riqueza e da pobreza e apresentar as desigualdades socioeconômicas entre os países do mundo.
O PIB per capita (como também o PNB per capita) é muito utilizado para mensurar ou indicar o nível de desenvolvimento dos países. Em particular, são utilizados nas estatísticas divulgadas pelo Banco Mundial. Esse banco foi criado em 1945, em Bretton Woods. Com sede em Washington D.C., conta hoje com 184 países-membros e tem como seu principal objetivo a redução da pobreza e a promoção do desenvolvimento sustentável.
Sob sua chancela existe o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e a Associação Internacional de Desenvolvimento (AID). O primeiro concede empréstimos e assistência para o desenvolvimento de países de renda média e com bons antecedentes de crédito, obtendo grande parte dos seus fundos da venda de títulos nos mercados internacionais de capital. A AID, por sua vez, desempenha papel importante na missão de reduzir a pobreza, promovendo o progresso econômico e social dos países-membros mediante o financiamento de projetos. A assistência prestada pela AID dirige-se aos países mais pobres, aos quais concede empréstimos sem juros (a maior parte dos seus recursos financeiros é obtida a partir das contribuições dos membros mais ricos e até mesmo de alguns países emergentes).
Três conceitos fundamentais da ciência econômica:
- Produto Interno Bruto