dificuldades de aprendizagem
Aluna: Maria
Prof: Elenita Rosa Seretuki
Estudo Dirigido
1) Sim, pois através dele podemos analisar e identificar as dificuldades de aprendizagem que existem e a falta de novas alternativas para que esses problemas possam ser solucionados e para que assim essa dificuldade possa ser de uma maneira ou outra superada.
2) Para Samuel Kirk as dificuldades de aprendizado apresentadas pelas crianças eram inexplicáveis, pois elas não se encaixavam na educação especiais em tão pouco estavam relacionadas ao nível de inteligência. Orton propôs o termo estreforimbolia que significa alterações ou troca de sinais como a inversão de letras, para explicar as diversas dificuldades na aprendizagem, para ele a causa desse tipo de dificuldade seria um atraso no estabelecimento da dominância cerebral. Strauss defendeu a idéia de dois tipos de atraso, um exógeno e um endógeno para caracterizar as dificuldades, falou principalmente das necessidade que requeriam as crianças com esse problema.
3) A criança com dificuldade de aprendizagem possui um conjunto de condutas significativas em relação a população escolar em geral, sendo uma criança normal em alguns aspectos mas atípica em outros. Definir uma criança com dificuldade de aprendizagem e muito complexo, pois envolve uma multiplicidade de conceitos, dados, constructos, modelos e hipóteses, e ainda sobram questões sobre o diagnostico das dificuldades.
4) Todos os alunos são diferentes tanto em suas capacidades quanto em suas motivações, interesses, ritmos, estilos de aprendizagem, situações ambientais entre outros e a partir daí entendesse que todas as dificuldades de aprendizagem são em si mesmas contextuais e relativas, é necessário colocar o acento no próprio processo de interação ensino aprendizagem claro que esse é um processo muito complexo e que estão incluídas inúmeras variáveis como por exemplo; aluno, professor, concepção e organização curricular, metodologias, estratégias recursos,