Dificuldades de aprendizagem
Marc Segar
Este livro foi escrito para você que percebe que existem muitas regras não escritas sobre comportamento e conduta que todo mundo sabe, menos você!
“Pessoas autistas têm de compreender cientificamente aquilo que as já as pessoas não-autistas podem compreender instintivamente”
Índice
Síndrome de Asperger 1. Prefácio 2. Introdução 3. Obtendo o melhor deste livro 4. Preocupações 5. Olhando para o lado bom 6. Linguagem corporal 7. Distorções da Verdade 8. Conversas 9. Humor e Conflitos 10. Problemas relacionados à sexualidade e questões sobre programas 11. Encontrando amigos verdadeiros 12. Mantendo uma boa imagem 13. Contando a todos que você é autista (portador da Síndrome de Asperger) 14. Na escola 15. Vivendo longe de casa 16. Entrevistas e empregos 17. Dirigir 18. Viajando ao estrangeiro 19. Oportunidades 20. Uma análise pessoal da profundidade do problema 21. Outras leituras ANEXOS: Síndrome de Asperger; Ao longo da vida; Sugestões para a Escola e Guia para Professores.
“Dificuldade na interação social e tendência a comportamento repetitivo caracterizam a síndrome de Asperger. Portadores desse tipo de autismo, porém, têm inteligência e habilidades lógico-matemáticas notáveis.” (CICERONE, P.E., Arredios e Geniais, Corpo e Mente, v.159, 2006)
Síndrome de Asperger
A síndrome de Asperger é um tipo de autismo, mas sem nenhum atraso ou retardo no desenvolvimento e da linguagem. Quando adultos, os portadores podem viver de forma comum, como qualquer outra pessoa que não possui a síndrome. Há indivíduos com Asperger que se tornam professores universitários. Alguns sintomas desta síndrome são: Interesses específicos ou preocupações com um tema, em detrimento de outras atividades; Peculiaridades na fala e na linguagem; Padrões de pensamento lógico/técnico extensivo (às vezes comparado com os traços de personalidade do personagem Spock de Jornada nas Estrelas);