Dificuldades de aprendizagem - matemática
O ensino da matemática implicaria a potencialização do surpreendente poder do conhecimento informal, a construção ativa de conhecimentos e a curiosidade inerente nas crianças. O desenvolvimento de habilidades acontece de forma diferente em casa indivíduo. Algumas crianças conseguem seguir de forma correta esse padrão e outras não. É quando acontece algum atraso muito grande no desenvolvimento dessa habilidade que se deve ficar alerta e procurar profissionais que possam avaliar e diagnosticar uma possível Dificuldade de Aprendizagem da Matemática.
Os problemas podem aparecer de forma muito precoce, já na educação infantil ou no 1°ano do ensino fundamental, como a confusão de conceitos numéricos ou a dificuldade para contagem precisa, costuma ser difícil seu diagnóstico antes do 2° ano, o ensino formal e sistemático em cálculo não tem muita importância antes e, principalmente, o diagnostico é feito no 2° e 3° ano. A intervenção exige muito tempo e esforço, os professores devem repensar suas crenças sobre o ensino, a aprendizagem e a avaliação; implica em considerar que há dificuldades de aprendizagem em matemática gerais e específicas, quando as dificuldades em matemática se somam as de compreensão de leitura às possibilidades são piores.
O rendimento educacional depende também de variáveis sociais, contextuais, de personalidade, etc. que também devem ser exploradas. A intervenção psicopedagógica enfatiza os enfoques do