Dificuldades de aprendizagem na matematica
ENSINO FUNDAMENTAL
II MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA:
“LÉO KOHLER 50 ANOS CONSTRUINDO HISTÓRIA”
PROJETO:
Utilizando Curiosidades e Jogos Matemáticos em Sala de Aula
Professora Orientadora: Beatriz Aparecida Tarelho
Turma: 7ª série B
Disciplina: Matemática
Terra Boa – 2008
TÍTULO: Utilizando curiosidades e jogos matemáticos em sala de aula.
OBJETIVOS
-
Despertar nos alunos o gosto para a aprendizagem da Matemática.
-
Desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico e o senso cooperativo entre os alunos.
INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA
O presente trabalho enfatiza a importância de jogos e curiosidades como metodologia de ensino nas aulas de matemática. O uso dessa metodologia tem como finalidade fazer com que os alunos gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse dos mesmos.
Sabemos que os jogos podem ser utilizados para introduzir, amadurecer e preparar o aluno para aprofundar os itens já trabalhados, mas devem ser escolhidos e preparados com cuidado para levar o estudante a adquirir conceitos matemáticos de importância.
Segundo Malba Tahan, 1968, “para que os jogos produzam os efeitos desejados é preciso que sejam, de certa forma, dirigidos pelos educadores”. Partindo desse princípio e de que os alunos aprendem de maneira diferente dos adultos, devemos acompanhar a maneira como os alunos jogam, sendo observadores atentos, interferindo para colocar as questões interessantes (sem perturbar a dinâmica dos grupos) para, a partir disso, auxiliá-las a construir regras e a pensar de modo que eles entendam. Muito ouvimos falar e falamos em vincular teoria à prática, mas quase não a fazemos. Utilizar jogos como recurso didático é uma oportunidade que temos de fazê-lo. Eles podem ser usados na classe, como prolongamento da prática habitual da aula uma vez que são recursos interessantes
e
eficientes,