Dificuldades da leitura e da escrita
Adriana Lima Soares
Adriane Dias Moreira Fonseca
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Licenciatura em Letras – LED0112
27.11.2012
RESUMO
Este artigo aborda a experiência adquirida em sala de aula durante todo o estágio, o mesmo tem como objetivo expor as dificuldades que os educando encontram em fazer uma leitura, interpretar e como as escolas deixam a desejar nesta questão. Tem como objetivo também, mostrar o incentivo da leitura fazendo com que o aluno tenha motivação e interesse em ler, pesquisar, buscar novidades, levando-o a refletir, produzindo textos diversificados dentro da realidade de cada educando em sala de aula por parte do professor, fazendo com que o aluno tenha motivação e interesse em ler, pesquisar, buscar novidades. Logo, foram feitas pesquisas em textos teóricos, como os Pcn‟s, e textos de autores como Freire e Abreu.
Palavras-chave: Estágio. Experiência. Dificuldades.
1. INTRODUÇÃO
O objetivo principal deste artigo é registrar a realização do estágio de regência, relatando as experiências vividas em sala de aula, juntamente com os alunos.
O Estágio foi realizado na Escola Municipal Maria Belarmina Alves da Silva que está localizada à Rua do Sereno, em Serra Pelada. O diretor deste estabelecimento faleceu neste ano de acidente, hoje a direção da escola está sendo coordenada por José Hilton.
Atualmente esta instituição atende aproximadamente 280 alunos, sua faixa etária é de seis a dezessete anos, funciona em dois turnos, a qual o regime é de 45 horas semanais A turma regidas foi 8º ano, no turno matutino. Este estágio foi iniciado no dia 01 (um) e finalizou em 15(quinze) de novembro de 2012. O método trabalhado foi o expositivo, trabalhando com diversos tipos de textos, dentro dos quais trabalhei leitura, interpretação, produção de texto e gramática contextualizada procurando trabalhar dentro da proposta já existente na escola.
A escolha dos conteúdos foi devido a