Dificuldades de Leitura e escrita
SUMÁRIO 1
RESUMO
Este trabalho se propõe a pesquisar sobre as dificuldades de aprendizagem. Objetiva-se a reflexão sobre estas dificuldades na leitura e na escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. Apresentam-se algumas definições de aprendizagem relacionando-se as mesmas as causas do fracasso escolar. Para a metodologia de trabalho utilizou-se a abordagem qualitativa enfocando pesquisa bibliográfica. Utilizou-se como referencial teórico a concepção de vários autores sobre o tema bem como, as reflexões pessoais sobre o objeto a ser investigado. Também se considerou a análise da aquisição da leitura e da escrita e as contribuições da psicopedagogia nas questões referentes a problemas de aprendizagem. Como resultados obtidos, destacam-se a importância da intervenção psicopedagógica nas dificuldades de aprendizagem bem como a necessidade de estudos mais aprofundados sobre o tema.
Palavras chaves: dificuldade de aprendizagem, leitura, escrita, psicopedagogia.
1 INTRODUÇÃO
A habilidade de ler e compreender textos é uma condição sem a qual uma pessoa encontrará sérias dificuldades para enfrentar os desafios na sociedade tal como está organizada neste início de século XXI.
As diversas formas de interação social exigem que um indivíduo possua a capacidade de ler para conseguir se inserir na maioria das situações sociais, seja no mercado de trabalho, como cliente de uma loja ou de uma agência bancária, na condição de eleitor ou de viajante, pois deve interpretar corretamente os dados impressos em documentos, monitores de computador, contratos e em passagens, entre muitas outras possibilidades.
A habilidade de realizar leituras também é um fator de crescimento pessoal, pois implica na capacidade de aprender de forma