Dificuldade dos estudantes
O site responsável pelo estudo cruzou dados do exame, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), para montar um panorama geral do desempenho dos estudantes por escolas. Para dar a nota final da redação, o Ministério da Educação (MEC) usa cinco competências (veja todas no quadro abaixo), que podem valer até 200 pontos - a soma total dá os 1000 pontos que valem a redação.
Conhecimento na prática
O papel da competência número 5 do Enem é estimular os candidatos a pensarem em iniciativas de intervenção na sociedade. Para o professor e supervisor da área de português do cursinho Anglo, Francisco Platão Savioli, propor uma solução para um problema é a exigência mais complexa da prova. "Se já é difícil para o governo arrumar uma solução, imagina para os alunos?", questiona.
Savioli, no entanto, faz uma crítica ao método de ensino brasileiro, que não estimula a participação dos estudantes na sociedade. Segundo o professor, esse é o grande motivo para as notas baixas. O educador afirma ainda que é importante que o Enem abra esse espaço para o aluno opinar sobre questões polêmicas. "Ela é uma competência com uma boa intenção. O objetivo é estimular que o ensino não seja apenas o conhecimento pelo conhecimento, mas sim que a escola dê aplicabilidade ao que o estudante aprende na sala de aula".
"Se uma