Bioquimica
Nome do experimento:
Reações e caracterização de proteínas e aminoácidos.
Objetivos:
identificação de proteínas e aminoácidos.
Introdução:
As proteínas totais são o conjunto da albumina com as globulinas (alfa-1,alfa-2, gama, beta).Tanto as proteínas totais como a albumina podem ser quantificadas pelas reações com indicadores. Essa reação, que recebeu esse nome pelo fato irrelevante de que uma substância não fisiológica, o biureto, produz a mesma cor de reação, mostra a formação de um complexo entre íons cúpricos e as ligações peptídicas em meio alcalino. Todas as substâncias com 3 ou mais ligações peptídicas dão essa reação e a intensidade da cor violeta desenvolvida é proporcional ao número de tais ligações presentes e por essa razão é proporcional a quantidade de proteína, ficando mais intensa a cor de acordo com a maior concentração de proteína.
Aminoácidos que contém enxofre, em meio alcalino e, à quente, liberam o enxofre que aparece na forma de sulfeto de sódio (Na2S). Este reage com acetato de chumbo (CH3COO)2 Pb, formando o PbS, que escurece a reação:
[pic]
Os aminoácidos, também denominados de peptídeos, representam a menor unidade elementar na constituição de uma proteína. Estruturalmente são formados por um grupamento carboxila (COOH), um grupamento amina (NH2) e radical que determina um dos vinte tipos de aminoácidos.
[pic]
Podem ser classificados seguindo dois princípios: pelas propriedades funcionais dos radicais, classificação mais geral; ou pela necessidade de cada organismo, classificação específica ao hábito nutricional conforme a espécie.
1) Pela propriedade funcional → por este critério são diferenciados em apolares (valina, alanina, leucina, triptofano, glicina, isoleucina, fenilalanina, metionina e prolina), polares (serina, tirosina, cisteina, glutamina, treonina e asparagina) e os tipos que acumulam carga positiva ou negativa (ácido aspártico, lisina, arginina, histidina e ácido glutâmico).
2) Pela