Dificuldade de aprendizagem
ELISABETE SATIE NOHAMA OKAWA
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA LINGUAGEM MATEMÁTICA
Monografia apresentada ao curso de psicopedagogia clinica Institucional, do Esap como requisito para obtenção do titulo de Especialista.
Orientadora: Professora Ms. Rosilane Celi Karaziaki Merquedes.
NOVA AURORA – PARANÁ
2011
Dedicatória
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
Agradecimento
É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca.
Epigrafe
Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem.
Karl Kraus
RESUMO
O ensino da Matemática com o passar do tempo foi evoluindo se tornando cada vez mais necessário para uma melhor compreensão das causas e dificuldades na aprendizagem desta disciplina. A história da Matemática tem nos mostrado que aquilo que nos parece pura abstração, se revela como um verdadeiro celeiro de aplicações práticas. Na verdade aprender matemática não é tarefa fácil, mas é necessário criar maneiras de inovar o ensino mostrando a real importância dessa área do conhecimento no dia a dia. Portanto, a mediação do professor é fundamental para que não ocorra apenas uma aprendizagem mecânica e sim uma reflexão sobre o que se está aprendendo. Mediar não é dar a resposta, é conduzir ao raciocínio de maneira segura e dinâmica, motivando o aluno, construindo com ele a evolução de seu aprendizado em todos os momentos das dificuldades. Diante do que foi visto, conclui-se que a Matemática precisa ser ensinada usando estímulos da capacidade de investigação lógica do aluno, fazendo-o raciocinar. A tarefa básica do professor é o desenvolvimento do raciocínio lógico, do pensamento critico e da criatividade não só na reflexão