Dificuldade de aprendizagem
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU À DISTÂNCIA
SUPERVISÃO ESCOLAR
TEORIAS E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
RIO DAS OSTRAS
JULHO / 2012
ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL – ESAB
PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU À DISTÂNCIA
SUPERVISÃO ESCOLAR
TEORIAS E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
(RESUMO CRÍTICO-ANALÍTICO)
AUTORA:
JULIANA LOUVAIN DE OLIVEIRA
RIO DAS OSTRAS
JULHO / 2012
I – INTRODUÇÃO
Toda e qualquer organização necessita de uma prática administrativa que oriente na busca de seus objetivos. Ao longo da história foi surgindo uma ciência que visa subsidiar o processo de mediação para busca dos fins estabelecidos. Esta ciência é a Administração, que com o tempo foi se desenvolvendo lentamente, ao receber influência da filosofia, da igreja e das organizações militares. O processo de evolução da Administração é intensificado após a Revolução Industrial, e principalmente no século XX, surgindo várias teorias com aspiração de sistematizar o processo administrativo. Essas teorias atuam nas mais diversas organizações, embora sejam idealizadas em cenários industriais e empresarias, alcançaram à educação transformando a prática administrativa nas escolas.
2
II – DESENVOLVIMENTO
Para ser um bom administrador é necessário entender que administrar exige planejamento, organização, direção e controle. Pois o mesmo é responsável pela instituição na qual exerce a função de gestor. Enquanto administrador escolar atua na otimização de valores, processos e objetivos.
As organizações educacionais, assim como qualquer outro tipo de organização, precisam de bons métodos administrativos para atingir seus objetivos. No que diz respeito a essas organizações, os primeiros trabalhos publicados, voltados para área de administração educacional, surgem a partir de 1913 nos Estados Unidos, nos artigos escritos pelos teóricos fundadores da Teoria Geral da Administração, há aplicação dos princípios e normas tanto do taylorismo