Diferenças entre Minas Gerais e Santa Catarina
PROFESSORA: NEIDE SILVA
ALUNA: MARIA CECÍLIA BELEGANTE 2º02 MINAS GERAIS
Joinville/2015 Em Minas Gerais encontramos algumas diferenças com a nossa terra, que no caso é Santa Catarina, se tratando na educação, no rendimento mensal e diferenças e curiosidades com a bandeira, seu jeito de fala, e suas tradições, pois como há essa distância, seria difícil não haver diferenças culturais. Minas Gerais o estado que mais há negros, sendo 53,5% de sua população, segundo CENSO 2010, só que mesmo com esses números, a quantia mensal que o homem branco ganha é maior do que um negro em minas. Por poucos reais, Santa Catarina paga a mais para um homem pardo, e seguindo isso, minas ganha mais com brancos mesmo havendo menos pessoas dessa raça. Na educação, com a ajuda do PEP (Programa de Educação Profissionalizante), presente em Minas desde 2007, e com outros programas, o estado sai na frente com pessoas com e ensino fundamental, médio e profissional, mas em consideração as pessoas com baixo nível de escolaridade ou sem os ensinos básicos, Santa Catarina está melhor do que Minas pois há menos pessoas nesse estado sendo elas brancas, negras ou pardas. Como há tantas diferenças culturais em Minas, algumas curiosidades serão passadas como:
- São conhecidos como: "gente que faz bem feito; que não dá ponto sem nó; que trabalha em silêncio; que não perde o trem e dorme no chão pra não cair da cama". Tudo isso resumido na frase "mineirim come quieto".
- Ainda há circulação da Maria-Fumaça mais antiga, desde 1881, percorrendo de 12 km.
- Metade de todo o queijo que o brasileiro consome vem de Minas Gerais.
- O queijo Catupiry é uma criação brasileira do casal de imigrantes italianos Mário e Isaíra Silvestrini, criado em 1911. O nome do queijo tem origem tupi-guarani e significa "excelente". E de Santa Catarina:
- Santa Catarina é famosa por sua festas, sendo a mais conhecida a Oktoberfest de Blumenau
- Outras festas