Rochas
ARQUITETURA
MINERAIS E ROCHAS
Acadêmicas: Fernanda e Jéssica
CAÇADOR
2014
INTRODUÇÃO
Geologia é o estudo matemático, físico, químico e biológico da Terra, e dos processos e estádios através dos quais o nosso planeta evolui. É uma ciência derivada, pois depende das ciências físicas e biológicas e aplica seus princípios à Terra. Virtualmente, todos os processos e eventos da Terra devem ser inferidos das evidências disponíveis presentemente, e pela natureza e magnitude com que elas aparecem, na maior parte não podem ser reproduzidas e verificadas em laboratório.
Apesar dos imponderáveis, o estudo da Terra é enormemente compensador porque nos da uma apreciação e compreensão do presente e do passado do nosso ambiente físico global, de um modo inatingível por qualquer outra ciência.
Aqui, citaremos o estudo das rochas e minerais, matérias que formam a Terra sólida. Onde serão apontados os princípios que explicam como e por que a matéria é organizada em determinadas rochas e minerais, e as condições sob as quais as alterações físicas e químicas se dão de modo a produzir diferentes minerais e rochas.
1. MINERAIS EM GERAL
Pesquisa:
Mineral é todo corpo inorgânico, homogêneo, de composição química definida, que se encontra naturalmente na crosta terrestre. A partir deste conceito verificamos que um corpo, para ser considerado um mineral, deve apresentar as seguintes características:
Origem inorgânica: A totalidade dos minerais tem origem orgânica, embora poucos, como o âmbar, seja de origem orgânica; mas, nesse caso, sofrem grandes transformações que os mineralizam e lhes fazem desaparecer os caracteres externos, a estrutura e a forma orgânica. Os combustíveis fósseis podem ser considerados minerais, embora muitos autores não os entendam como tais, preferindo estuda-los como rochas sedimentares.
Homogeneidade: Diz-se