APRESENTA O TCC parte escrita
Boa noite a todos presentes.
Neste momento iremos apresentar nosso trabalho de conclusão de curso, realizado pelas autoras: Flavia Cristina Silva Medeiros e pelas minhas colegas Franciéle da Silva e Franciella Vitorino Santos.
Fomos orientadas pela professora e mestra Eliana Wiggers, e a nossa banca examinadora é composta pela professora e Mestra Isabel Cristina dos Santos Oliveira e a Professora especialista Elaine Cristina da Cunha.
Tendo como temática escolhida:
Adesão da equipe de enfermagem às boas práticas do parto humanizado no período de pré-parto.
Entende-se que o parto é um momento em que geralmente a mulher encontra-se fragilizada, desprotegida e insegura, pois o ambiente é desconhecido assim como os profissionais que irão atendê-la. É um momento de dor, tensão e constrangimento, ao mesmo tempo em que é um momento de expectativa, ansiedade e alegria. Essa ambiguidade reporta esta fase para um atendimento delicado e responsável por parte dos profissionais. Surgirão nele muitas dúvidas, anseios e DIFICULDADES.
Por isso, o Ministério da Saúde em 1985 estabeleceu uma classificação de práticas relacionadas à atenção ao parto e orientações sobre o que deve e o que não deve ser feito no processo do parto. (BRASIL, 2011a; REIS; PATRÍCIO, 2005).
E em 1996, foi publicado pelo Ministério da Saúde, o Manual Assistência ao Parto Normal, sendo criado com o intuito de reduzir as práticas indevidas e desnecessárias ao parto classificando-as em quatro categorias: Grupo A, práticas claramente úteis e que precisam ser estimuladas; Grupo B, práticas claramente prejudiciais ou ineficazes e que devem ser eliminadas; Grupo C, práticas sem evidências suficientes e que devem ser utilizadas com cuidado; e Grupo D, práticas frequentemente utilizadas de modo inadequado, causando mais prejuízo do que BENEFÍCIO (SILVA et al, 2013).
A escolha desse tema se deu devido a importância que acreditamos que o mesmo tenha para a mulher nesta fase tão incerta e ao mesmo