Diferenças entre fala e escrita
A fala dispõe de elementos como a entonação da voz e a expressão corporal que facilitam a transmissão da mensagem. O fato desses elementos não estarem presentes na escrita é onde se encontra a maior dificuldade em se escrever, pois é preciso utilizar corretamente os recursos da língua para compensar a falta dos elementos utilizados na fala e assim se fazer compreender corretamente a mensagem que se quer passar.
Outra grande diferença encontrada entre fala e escrita é o fato do interlocutor estar presente na oralidade e não estar na escrita. Quando sabemos para quem estamos falando fica mais fácil saber quais meios utilizar para ser entendido. O que não ocorre na escrita, dependendo do que escrevemos não sabemos qual será o nosso interlocutor, e nem como ele irá interpretar a mensagem. Quando falamos qualquer erro de interpretação, ou qualquer mal entendido poderá ser corrigido. Porém muitas vezes quando o leitor ler o que escrevemos não estaremos lá para explicar, corrigir ou complementar ideias mal entendidas.
Aí se encontra a necessidade de mostrar ao nosso aluno a importância de se colocar no lugar do leitor ao produzir qualquer tipo de texto. E para isso Escrever de maneira adequada para o tipo de público ao qual se quer atingir, e utilizando os elementos textuais adequados para se fazer entender.
Em meio a isso pode-se perceber que ambas as modalidades podem de misturar. Existem autores que escrevem como se estivessem falando com os leitores. Assim como também há presença da organização do texto escrito em discursos orais. É o caso de filmes em que os diálogos representam fielmente a modalidade escrita, ou até mesmo discursos oficiais que são pré escritos e depois lidos com todo cuidado em respeitar os padrões da