Diefrenças entre linguagem falada e escrita
1693 palavras
7 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVAFACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO RELAÇÕES INTERNACIONAIS
DISCIPLINA INT. E PROD. DE TEXTO
PROFESSORA LAILA HAMDAN
Diferença entre Linguagem Escrita e Falada
Por : Lorena Casimiro de Souza
RA:11212681
Belo Horizonte
Maio/2012
AS DIFERENÇAS ENTRE LINGUAGEM ESCRITA E FALADA
A linguagem surgiu com a necessidade do homem, organizado em sociedade, se comunicar e expressar seus pensamentos. Havia uma necessidade de se referir aos próprios instrumentos e era preciso criar formas de transmissão das intenções de organização das atividades exercidas pelo individuo na sociedade.
Maia (2003, p. 71) diz que se a linguagem transforma em fronteiras nítidas aquilo que na experiência são apenas esboços de contornos, a fala é um lugar onde isso se evidencia de forma privilegiada.
Existem duas formas de se expressar a linguagem: não verbal e verbal. Sendo a primeira representada pelas pinturas, esculturas, danças e códigos que não utilizem palavras já a segunda é caracterizada pela utilização de palavras, sendo a representação do pensamento por sinais. A Língua Escrita e Falada fazem parte da linguagem verbal e não se deve confundir as duas modalidades, pois possuem várias características que se torna possível diferencia-las claramente .
Uma dessas características é que na Linguagem oral, ou falada, ocorrem variações e é comum em todas as línguas ocorrerem essa variação, segundo Marcuschi (2007, p.15) “a grande variação presenciada na oralidade não se verifica com a mesma intensidade na escrita, dado que a escrita tem normas e padrões ditados pelas academias. Possui normas ortográficas rígidas e algumas regras de textualização que diferem na relação com a fala.” Ainda segundo Marcuschi (2007,p.17) “As diferenças entre oralidade e escrita podem ser melhor observadas nas atividades de formulação textual manifestadas em cada uma das duas modalidades, e não em parâmetros fixados como regras rígidas. Essas