Biologia-chapada dos guimaraes 01 e 02
O município de Chapada dos Guimarães tem como marcação territorial, aproximadamente 5. 984 km2 têm como importante surgimento dos municípios de Alta Floresta, Colíder, Sinop, Nova Brasilândia, Paranatinga e outros. Possui vários pontos turísticos como, por exemplo, o parque Nacional da Chapada dos Guimarães, com cachoeiras, cavernas, lagoas e trilhas em meio a uma natureza típica do cerrado, vegetação predominante na cidade.
* BREVE HISTÓRICO DO MUNICÍPIO:
A região que hoje é denominada Chapada dos Guimarães possui intensa movimentação. Desde os tempos mais remotos quando a região era dominada apenas pelos Sul-americanos nativos, que nos deixaram muitas inscrições e desenhos rupestres em diferentes pontos da Chapada. Posteriormente equipes de reconhecimento espanholas mapearam a região, estabelecendo inclusive algumas estradas e caminhos que seriam reabertos pelos colonizadores portugueses oitenta anos depois. Após a chegada dos bandeirantes paulistas, Chapada conheceu um novo dominador de suas terras que atraídos pelo ameno clima e a fertilidade de seus úmidos vales aliados com salubridade da região, instalaram-se produzindo alimentos para a região mineradora que dominava a região de Cuiabá até Diamantino expandindo este comércio até as colônias espanholas O primeiro momento 1719 a 1751, comerciantes detentores da burocracia em Mato Grosso, dominaram todos os canais de circulação e pontos estratégicos.
No segundo período analisado (1751 ao final do século XVIII), já vemos uma corte preocupada num primeiro instante com a concorrência da mão de obra indígena com a negra, criando inclusive uma redução em Chapada para aprisionar índios e anteriormente à política pombalina. A corte estimula a fixação do produtor à terra doando inclusive sesmarias e incentivando a construção de uma Igreja Matriz, enquanto o que era produzido na Chapada era revertido para o mercado urbano de Cuiabá.
A ocupação do solo de Chapada um