Caracterização do uso e ocupação do solo na microbacia do ribeirão joão leite
CAMPUS GOIÂNIA – DEPARTAMENTO DE ÁREAS ACADÊMICAS II
COORDENAÇÃO DE MEIO AMBIENTE
CURSO: TECNOLOGIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL
Aline Abrenhosa Araújo
Diogo Serra Rodrigues
Higor Gabriel Machado
CARACTERIZAÇÃO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA MICROBACIA DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE
RESUMO
Trabalho de conclusão do Curso Tecnologia em Saneamento Ambiental apresentado à Coordenação de Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Este artigo aborda a importância da construção e operação das barragens, retratando como o uso e ocupação do solo pode exercer influência marcante na qualidade e disponibilidade da água da barragem para o abastecimento público. Com isto, por meio de pesquisas, foram levantados dados sobre as características do uso e ocupação do solo na microbacia do Ribeirão João Leite, e os impactos advindos dessa ocupação no entorno do reservatório. PALAVRAS-CHAVE: Uso e ocupação do solo; Recursos hídricos; Abastecimento; Barragem.
1. INTRODUÇÃO
A água é indispensável à vida e, em algumas regiões do planeta, sua escassez já causa transtornos para a população e é motivo de conflitos. Isso ocorre, porque a água é um elemento essencial à vida animal e vegetal. O homem tem a necessidade de água de qualidade adequada e em quantidade suficiente para manutenção de sua saúde, como também para o seu desenvolvimento econômico.
Considerando os usos prioritários da água, quais sejam: abastecimento domiciliar, abastecimento industrial, dessedentação de animais, irrigação, produção de energia, recreação, navegação e diluição de despejos, conforme estabelece a Agência Nacional das Águas, necessita-se do planejamento do uso e ocupação do solo em bacias hidrográficas com vistas à garantia da preservação da qualidade dos corpos hídricos (GUIMARÃES, 2007).
Conforme apontam estudos, da quantidade de água existente no planeta, 97% está nos mares,