Esporte de rendimento
Resumo
O presente artigo pretende demonstrar como ações voltadas para as dimensões sociais do esporte participação e esporte educação encontram dificuldades de implementação em função de concorrerem com a dimensão social do esporte de alto rendimento. Analisaremos a forma como o esporte de alto rendimento, com seus profundos atrativos midiáticos, acaba por atrair o Estado brasileiro para a sua alçada, quais são as dificuldades encontradas para atrair o público para uma atividade voltada para a ludicidade e promoção da cidadania através do esporte, e por fim faremos uma explanação sobre uma ação bem sucedida que vem acontecendo em Salvador, Bahia voltada para o esporte participação/educação.
Procuraremos, neste artigo, analisar os motivos que levaram a idéia de que o esporte propicia no Brasil, praticamente num sentido unilateral, a ascensão social dos indivíduos que o praticam o que acaba por diminuir o interesse nas práticas esportivas que não tenham na competição e no alto rendimento o seu foco.
Focalizaremos em três eixos a nossa explanação que pretende demonstrar a nossa suposição: em primeiro lugar, procuraremos demonstrar os papéis exercidos pela mídia e de como este papel pode acabar pautando o Estado brasileiro como um avalista do modelo do alto rendimento esportivo. No segundo eixo pretendemos demonstrar como surgem as dificuldades para implementação de projetos com foco no esporte participação e esporte educação, e como essas dificuldades estão relacionadas com a cultura brasileira esportiva. Por último faremos o relato de uma experiência de
implementação de uma ação voltada para o esporte participação e quais as dificuldades encontradas e quais os resultados obtidos até o presente momento.
O presente artigo utilizou-se das técnicas etnográficas, da observação participante e de entrevistas com os sujeitos das ações para se chegar as conclusões aqui expostas.