Engenharia
Em física e química, propriedades intensivas são as propriedades de um sistema que não dependem de seu tamanho, ou da quantidade de material que ele contém. Contudo, algumas das propriedades intensivas têm natureza estatística e só fazem sentido na escala de agregados. Não podem ser divididas.
Exemplos de propriedades intensivas podem ser: * Pressão; * Temperatura; * Viscosidade; * Densidade; * Resistividade elétrica; * Ponto de fusão; * Ponto de ebulição; * Cor (em solução); * Inflamabilidade; * Vagilidade.
Propriedades Extensivas
Em física e química, propriedades extensivas são as propriedades de um sistema que dependem de seu tamanho, ou da quantidade de material que ele contém. Podem ser divididas.
São exemplos de propriedades extensivas: * Massa; * Volume; * Entropia; * Energia; * Resistência elétrica; * Textura; * Calor.
A entropia é uma grandeza que busca mensurar não a energia tão pouco a matéria totais encerrada pelas fronteiras do sistema termodinâmico, mas sim como esta matéria e esta energia encontram-se armazenadas e distribuídas no sistema definido por tais fronteiras. Assim, embora uma grandeza bem distinta das grandezas massa, energia interna e quantidade de matéria, a entropia de um sistema encontra-se certamente relacionada às grandezas citadas, sendo, da mesma forma que as anteriores, uma propriedade do sistema. A fim de definir-se um sistema simples especificam-se a energia interna U, a massa m - especificamente a quantidade de matéria N e a natureza das partículas que integram o sistema - e o volume V do mesmo, e ao fazê-lo determina-se também, de forma automática, o valor da entropia S do sistema - uma grandeza escalar - no estado final a ser atingido uma vez dado tempo suficiente para que todos os processos necessários aconteçam. Assim a entropia S nos estados de equilíbrio termodinâmico é uma função das grandezas antes citadas: